Tratamento osteopático para rinite e apneias do sono

O tratamento manipulativo osteopático (OMT) do gânglio da esfenopalatina (SPG) é utilizado para o tratamento de rinite, ronco e é pensado para aumentar a estabilidade da faringe em casos de apnéia.

       Este ensaio foi concebido para estudar os efeitos deste tratamento na estabilidade da faringe avaliada pela pressão crítica de fechamento na síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

       Este ensaio clínico controlado randomizado crossover duplo-cego comparou a manipulação ativa e a manipulação simulada do SPG. Os pacientes receberam uma manipulação ativa e uma manipulação placebo em um intervalo de 21 dias e foram avaliados 30 min e 48 h após cada sessão administrada por um osteopata qualificado.

       Nem os pacientes, nem o investigador que realizou as avaliações foram informados sobre a ordem das duas técnicas (dupla ocultação). O desfecho primário foi a porcentagem de pacientes com aumento da estabilidade faríngea definida por uma variação da pressão crítica de fechamento (Pcrit) de pelo menos -4 cmH2O a 30 min.
      
       Os pontos finais secundários foram a variação de Pcrit em valores absolutos, sonolência e ronco. Outros parâmetros foram lacrimação (teste de Schirmer), dor induzida, sensações experimentadas durante o OMT.

       Dez pacientes foram incluídos e foram analisados ​​nove (57 [50; 58] anos, compreendendo 7 homens, com índice apnea-hipopnéia de 31,0 [25,5; 33,2] / h.

       Foram analisados ​​sete pacientes para o desfecho primário e foram analisados ​​nove pacientes para os parâmetros secundários. Cinco pacientes responderam após manipulação ativa versus nenhum paciente após manipulação simulada (p = 0,0209).

       A manipulação ativa induziu dor mais intensa (p = 0,0089), aumento da lacrimejamento (ns) e mais sensações tácteis, nociceptivas e gustativas (13 versus 1) em comparação com a manipulação simulada. Nenhuma diferença significativa foi observada para os outros pontos finais.

       O tratamento manipulativo osteopático do SPG pode melhorar a estabilidade da faringe na síndrome da apneia obstrutiva do sono, mais um ponto para a osteopatia mas...

       Esse foi um estudo muito interessante que deve ser replicado e aprofundado com uma ampliação da amostra! #ficaadica


Por Leonardo Nascimento, Ft Msc DO
Fisioterapeuta
Pós graduado em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela UNICID/SP
Especialista em Terapia Manual e Postural pela Cesumar/PR
Especialista em Osteopatia pela Universidade Castelo Branco/RJ
Osteopata Certificado pela Escola de Madrid
Professor e Coordenador da Escola de Madrid
Mestre e Doutorando em Ciências da Reabilitação – USP
Diplomado em Osteopatia pela SEFO (Scientific European Federation Osteopaths)
Membro do Comite Científico da AOB (Associação de Osteopatas do Brasil)

É um estudioso da área de palpação e sensibilidade manual tátil no Laboratório de Fisioterapia e Comportamento na Universidade de São Paulo – USP



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate