Osteopatia nas vertigens

Impact of osteopathic therapy on pro-prioceptive balance and quality of life in patients with dizziness.
L. Papa, DO BSc.Ost., A. Amodio, DO BSc.Ost., F. Biffi, DO MSc.Ost., A. Mandara, DO BSc.Ost.

PII: S1360-8592(17)30024-4
DOI: 10.1016/j.jbmt.2017.03.001

Reference: YJBMT 1486

Journal of Bodywork & Movement Therapies


O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do tratamento manipulativo osteopático (OMT) em pacientes com vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Trinta e um pacientes com VPPB foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 19 pacientes receberam tratamento osteopático (GT) e 12 pacientes receberam terapia simulada (SG), ambos em quatro sessões semanais. Antes do primeiro e último tratamento, esses pacientes avaliados utilizando o Dizziness Handicap Inventory (DHI) e a plataforma estabilométrica avaliar as funções de modificação e equilíbrio do estilo de vida.

Após a sessão de tratamento, o TG comparado ao GS mostrou uma melhora no DHI global (p = 0,02), componentes funcionais (p = 0,03) e físicos (p = 0,03), bem como redução da área de balanço (p = 0,02). Uma associação entre a área balançando e as medidas de estilo de vida (global [r = 0,53; p = 0,02]; funcional [r = 0,50; p = 0,03]; físico [r = 0,60; p = 0,01] mudanças foram encontradas em TG.

Estes resultados sugerem que a TMO pode ser uma abordagem útil para reduzir o desequilíbrio sintomas e melhorar a qualidade de vida em pacientes que sofrem de tontura.

Estudo simples, fácil de ser reproduzido.

Um forte abraço.


Prof. Fellipe Amatuzzi Teixeira, Ft, DO, PhD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate