Quais os motivos de consulta ao Osteopata no Canadá?

Quais os motivos de consulta ao Osteopata no Canadá? 

A Osteopatia é uma modalidade de cuidados de saúde cada vez mais popular para tratar a dor e as disfunções do sistema músculo-esquelético, órgãos e região da cabeça, bem como síndromes somáticas funcionais.

Embora seja osteopatia recomendada principalmente para da dor nas costas, o escopo da prática dos osteopatas é ampla, embora mal definida. A fim de compreender melhor a prática da osteopatia, este estudo teve como objetivo investigar as razões mais comuns para consultas de osteopatia em ambientes clínicos em Quebec.

Foi realizado um estudo prospectivo com os membros do Registre des ostéopathes du Québec para examinar a demografia nas práticas de osteopatia, bem como razões principais dos pacientes para consultas ao longo de um período de duas semanas. O questionário foi elaborado na sequência de uma revisão da literatura e refinado e verificado com dois estágios de entrada de especialista.

Um total de 454 osteopatas foram contactados e 277 osteopatas responderam(taxa de resposta de 60,1%). Foram analisados e reportados 14.002  consultas e foram relatados em questionários preenchidos e devolvidos.





A dor musculoesquelética localizada na coluna, tórax, pelve e membros foi a razão mais comum para consultas (61,9%), as mulheres consultaram mais comumente para a dor cervical e os homens para a dor lombar. 

As consultas perinatais e pediátricas (11,8%), cabeça (9,1%), problemas viscerais(5,0%) e preocupações gerais (4,8%) foram as outras razões mais comuns para consultas. 

A prevenção também foi reportada em 0,3% das consultas analisadas.







A natureza das principais razões para consultas de osteopatia, juntamente com satisfação documentados de pacientes com esta abordagem, sugerem um futuro para os cuidados de saúde colaborativo multidisciplinar incluindo osteopatia.

Os resultados deste estudo podem contribuir para informar os profissionais da saúde das indicações do tratamento osteopático além de fornecer dados para o Registro de Osteopatas conhecer melhor seus profissionais e o perfil dos pacientes atendidos em Quebec.

Pode se ainda, fornecer orientação para pesquisa e diretrizes futuro desenvolvimento clínico.




Escrito por

Leonardo Nascimento, Ft Msc ETM DO
Fisioterapeuta pela UNICID/SP
Pós graduado em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela UNICID/SP
Especialista em Terapia Manual e Postural pela Cesumar/PR
Especialista em Osteopatia pela Universidade Castelo Branco/RJ
Osteopata Certificado pela Escola de Madrid
Professor e Coordenador da Escola de Madrid
Mestre e Doutorando em Ciências da Reabilitação – USP
Diplomado em Osteopatia pela SEFO (Scientific European Federation Osteopaths)


É um estudioso da área de palpação e sensibilidade manual tátil no Laboratório de Fisioterapia e Comportamento na Universidade de São Paulo – USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Classificação clínica da deformidades cranianas em crianças