E a ATM como captor postural?

A pergunta que sempre fazemos na clínica é: DTM causa dores musculares, articulares, generalizadas e/ou crônicas? Existe essa associação?

Esse foi o objetivo desse estudo, associar a dor causada pela disfunção temporomandibular (DTM) a sintomas físicos de outros distúrbios da dor crônica e comorbidades, como dor muscular e articular generalizada.

Avaliar a prevalência de dor comórbida em articulações, especificamente nos joelhos, quadris, tornozelos, ombros, pulsos e cotovelos, em indivíduos com e sem DTM. Ou seja, a ATM (Articulação temporo mandibular) é realmente um captor postural que quando desregulado (disfuncional) pode levar a dores generalizadas?

Foram avaliados 337 pacientes de um hospital público da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O critério de Diagnóstico de Pesquisa para DTM foi utilizado para o diagnóstico de DTM.

Para avaliar a presença de outras dores articulares, os pacientes foram solicitados a responder perguntas considerando: a presença de dor nas articulações do joelho, quadril, tornozelo, ombro, punho e cotovelo e tempo de duração da dor.

E os resultados??

Indivíduos com DTM são 5,5 vezes mais probabilidades de apresentar com outras dores articulares em comparação com aqueles sem o transtorno.

 Distúrbios musculares TMD foram os mais associados com um maior número de dor em outros locais. Houve associação significativa entre a presença de dor nos outros locais, p <0,001) e distúrbios articulares (p = <0,001);

Bem como o avanço da idade, em participantes com DTM, mostraram ser um fator covariável para dor em outros locais.

Indivíduos com DTM mostraram uma alta prevalência de dor em outras articulações do corpo quando comparados aos indivíduos sem o transtorno, e dor no joelho foi a queixa de dor mais prevalente.

Bingo!! A ATM é um importante captor postural e quando desregulado pode levar ao aparecimento de dores crônicas e generalizadas em músculos e articulações!


Por Leonardo Nascimento

Bibliografia

Bonato LL, Quinelato V, de Felipe Cordeiro PC, de Sousa EB, Tesch R, Casado PLAssociation between temporomandibular disorders and pain in other regions of the body. J Oral Rehabil. 2016 Nov 10. doi: 10.1111/joor.12457. [Epub ahead of print]




Comentários

  1. Leo, tudo bem? Como foram feitas as associações? Odds (acho que não). Difícil acreditar nessa, mas...
    Parabéns de novo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate