Osteopatia: o que acontece sob a pele?




Um osteopata que procura a transdisciplinaridade, Bruno Ducoux, diretor de pesquisa em osteopatia pediátrica, tem um novo filme em maio, feito com um cirurgião. Você pode ver ao vivo o que acontece sob a pele quando um profissional coloca suas mãos sobre o paciente. Tínhamos conversado uma prévia durante o último dia da osteopatia realizada em Bordeaux em junho.


De Bruno Ducoux

PORQUE  ter feito um filme SOBRE OSTEOPATIA?

Como um osteopata, eu sempre tentei explicar nossa abordagem para o mundo médico e científico:

O que acontece quando colocamos em nossas mãos paciente, quando os manipulamos?


Eu decidi fazer um filme nessa direção com o Dr. Jean-Claude Guimberteau, um cirurgião que seria completado três situações: Caminhada sob a pele, músculos e atitude a porção da epiderme. Como parte da operação, ele escorregou endoscópio sob a pele de voluntários. Isto nos permitiu descobrir um mundo extraordinário muito diferente do que descrever os livros de anatomia. Porque o nosso conhecimento sobre este assunto baseia-se principalmente em pessoas mortas e in vivo. Eu acho que nós estamos fazendo com este filme, as descobertas reais.

O que você descobriu com esta técnica?

Nós pudemos ver com os nossos olhos o que estava acontecendo quando um paciente é manipulado. Parecia que, ao contrário da crença popular, articulações e ossos, finalmente, um papel menos importante do que a matriz extracelular. Isto permite fornecer informação para  todo o corpo. Especificamente, vemos grupos de células moles e, de repente, relaxar, dependendo das manipulações do praticante. Na tela, é muito impressionante fibroblastos recolherem se, separarem se e moverem se um pouco como um cardume de peixes. É como um gel aquoso, que transmite a informação para o corpo inteiro. Tudo parece ... como na natureza: até seis milhões de células são afetadas. O trabalho do osteopata é equilibrar e pontos de tensão e compressão no tecido conjuntivo para restaurar o equilíbrio sistêmico.

Como você explica?

Acreditamos que esta organização é o princípio da tensegridade. Basta colocar os pontos de tensão e compressão que tudo é levado sem problemas. Nosso filme mostra o que a comunidade médica e os cientistas têm muitas dificuldades para admitir. Nós objetivamos que esta conclusão não é baseada em evidências, as estatísticas, ou mesmo de imagens falsas! Acho que devemos, no entanto, ter em conta o enorme crescimento da osteopatia em nossas sociedades. Pacientes apreciam essa abordagem positiva e sem medicação, por assim dizer, ecológico. É uma abordagem sustentável, que também iria fazer poupanças significativas em termos de saúde pública.

VOCÊ JÁ fez um filme sobre OSTEOPATIA ...

Em 2009, fiz o DVD Dialogue à trois voix. A idéia era explicar o papel que pode ser desempenhado em uma maternidade dos osteopatas. Eles são, novamente, os que fazem a ligação entre os bebês e seus ambientes. Uma ginecologista obstetra e parteira irá demonstrar a importância da consulta no momento do nascimento.

* Eu sempre quis construir pontes entre diferentes disciplinas. É por isso que eu fundei a Formação e Investigação em Pediatria Osteopatia (FROP), em Bordeaux, para profissionais que tenham concluído os seus estudos. Nós trabalhamos com recém-nascidos e pediatria, com psicomotricistas, psicólogos ou nutricionistas. Eu pretendo criar uma nova estrutura, também pluralista, para os idosos, infelizmente "estacionado" em abrigos ... É principalmente para fornecer bem-estar, usando todas as habilidades.


Traduzido por Leonardo Nascimento, fonte: http://blog-osteopathie.com/osteopathie-sous-la-peau/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate