Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise da Eficácia da Terapia Manipuladora em Mulheres com Dismenorréia Primária.

Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise da Eficácia da Terapia Manipuladora em Mulheres com Dismenorréia Primária. Abaraogu UO1, Igwe SE2, Tabansi-Ochiogu CS3, Duru DO2.
 2017 Aug 30. pii: S1550-8307(17)30022-8. doi: 10.1016/j.explore.2017.08.001. [Epub ahead of print]
OBJETIVO: Avaliar a robustez das evidências para a eficácia da terapia manipuladora em mulheres com dismenorréia primária.
MÉTODO: Sete bancos de dados eletrônicos foram pesquisados ​​para estudos que relatam dados sobre terapia manipuladora para mulheres com dismenorréia primária. Os resultados primários e secundários foram alívio da dor e qualidade de vida, respectivamente. A qualidade dos estudos elegíveis foi avaliada utilizando a diretriz do banco de dados de fisioterapia (PEDro).
RESULTADOS: A pesquisa produziu 19 citações, das quais quatro foram sistematicamente revistas e três elegíveis para meta-análise. A revisão sistemática mostrou acima a qualidade metodológica moderada com uma média de 6,7 em cada 10 na escala de qualidade PEDro. A terapia manipuladora mostrou evidências de redução da dor na dismenorréia primária.
CONCLUSÃO: A terapia manipulativa pode ser considerada como terapia adjuvante no alívio da dor na dismenorréia primária. Mais pesquisas de alta qualidade são necessárias antes que a evidência para sua utilização possa ser determinada. Particularmente, os itens relacionados ao cego do avaliador devem ser considerados em estudos futuros.




Um forte Abraço

Fellipe Amatuzzi Teixeira, Ft, MsC, DO,PhD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate