Changes in biochemical markers following spinal manipulation-a systematic review and meta-analysis

Changes in biochemical markers following spinal manipulation-a systematic review and meta-analysis
Kesava Kovanur Sampath, M.Ost, Ramakrishnan Mani, PhD, Jim Cotter, PhD, Angela Spontelli Gisselman, M.P.T, Steve Tumilty, PhD

DOI: 10.1016/j.msksp.2017.04.004

O objetivo desta meta-análise foi determinar a eficácia da manipulação espinhal na influência de vários marcadores bioquímicos em populações saudáveis ​​e / ou sintomáticas.

Foram pesquisadas bases de dados eletrônicas (n = 10) (desde o início até setembro de 2016) e oito ensaios (325 participantes) que preencheram os critérios de inclusão foram incluídos na meta-análise. Dois autores extraíram de forma independente e avaliaram o risco de viés nos estudos incluídos. Foram utilizadas diferenças médias padronizadas para as medidas de resultado para calcular os tamanhos de efeito.

A ferramenta Grade de Recomendações, Avaliação, Desenvolvimento e Avaliação (GRADE) foi usada para avaliar a qualidade do corpo de evidência para cada resultado de interesse.

Houve evidência de qualidade moderada de que a manipulação espinhal influenciou marcadores bioquímicos. Houve evidência de qualidade moderada de diferença significativa que a manipulação espinhal é melhor (DMS -0,46; IC95%: 0,93 a 0) do que controle na indução de alterações nos níveis de cortisol imediatamente após a intervenção.

Houve também uma evidência de baixa qualidade de que a manipulação espinhal é melhor do que o controle na pós-intervenção no aumento da substância P (SMD -0,48,95% IC-0,87 a -0,1), neurotensina (SMD -1,8,95% CI-2,56 a -1,04) e os níveis de oxitocina (SMD -2,61,95% CI - 3,5 a 1,72).

No entanto, evidências de baixa qualidade indicaram que a manipulação espinhal não influenciou os níveis de epinefrina (DMS 0,1,95% - 0,56 a 0,75) ou nora-epinefrina (DMS - 0,06,95% CI - 0,71 a 0,6).

A revisão atual concluiu que a manipulação espinhal pode aumentar os níveis de substância p, neurotensina, oxitocina e interleucina e pode influenciar os níveis de cortisol após a intervenção. Contudo, ensaios futuros dirigidos a populações sintomáticas são necessários para compreender a importância clínica de tais alterações.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate