E a disfunção somática? Existe mesmo?

         O nosso texto dessa semana fala sobre as relações dos problemas gastrointestinais com a presença de disfunções somáticas – o que buscamos em nossa avaliação para determinar o nível a ser tratado.

         Algumas escolas determinam a disfunção somática por meio das leis de Fryette e outras escolas por meio da avaliação denominada TART.

         As leis de Fryette são padrões biomecânicos vertebrais, descritos posteriormente por Kapandji, que determinam facilidades e padrões de movimento vertebrais e suas possíveis restrições tridimensionais, restrições estas que foram descritas pelo Dr Still quando falava a respeito das disfunções de mobilidade tridimensionais dos elementos corporais.

         Uma outra maneira de avaliar e determinar a disfunção somática é por meio do TART. TART é uma sigla que quer dizer Tenderness, Assimetry, Restricted motions and Tissue Texture Changes e traduzindo temos: densidade tecidual (tenderness é uma palavra que se traduz por ternura e adaptando a tradução pode se dizer densidade ou compressibilidade tecidual), assimetrias, restrições de mobilidade e alterações de textura tecidual. E serve também para determinar o segmento a ser tratado e também respeita a filosofia de Still com relação às restrições de mobilidade teciduais tridimensionais.

         Para fazer essa correlação entre os problemas viscerais e a disfunção somática os autores utilizaram como parâmetro determinante dos problemas viscerais a endoscopia que é considerado um exame padrão ouro para essa detecção.

         E então temos um trabalho que visa determinar se existe uma correlação dos achados palpatórios de disfunção somática com alterações gastrointestinais determinadas pela endoscopia e para identificar quais tipos de disfunção somática foram mais comumente correlacionados com anormalidades gastrointestinais.

         Alguns de nossos leitores nesse momento devem estar muito ansiosos e confesso, ao ler o abstract fiquei com a mesma sensação: será que tem uma correlação positiva??

         Neste estudo observacional, transversal, os participantes que foram programados para receber uma endoscopia digestiva alta, colonoscopia, ou ambas foram examinados por 2 osteopatas imediatamente antes da endoscopia para a presença de TART, tensão de pontos reflexos anterioriores Chapman – relacionados com a via digestiva - e a tensão de esfíncteres viscerais.

         Cada tipo de disfunção somática e as disfunções somáticas totais (soma dos achados) foram comparadas com o tipo de procedimento endoscópico e endoscópicos anormais.

         Sessenta e seis (66) adultos participaram: 43 receberam esofagogastroduodenoscopia, 40 receberam uma colonoscopia, e 17 receberam ambos.

         A incidência de resultados do TART vertebrais variou de 70% a 98% de T12 ao sacro.

         Os participantes que receberam apenas esofagogastroduodenoscopia tinham mais disfunções somáticas do que aqueles que receberam apenas colonoscopia e aqueles que receberam ambos os procedimentos (P = 0,002).

         A incidência de resultados anormais endoscópicos variou desde 98% no estômago para 0% na válvula íleo-cecal. Correlações positivas, estatisticamente significativas, foram encontradas entre os achados do TART e anormalidades do esôfago, junção gastroesofágico, piloro, cólon ascendente, e cólon sigmóide; ponto de tensões específicas de Chapman e anormalidades do esôfago, junção gastroesofágico, piloro, cólon ascendente, cólon descendente, cólon sigmóide e reto; e sensibilidade específica visceral esfíncter e anormalidades do duodeno, cólon ascendente, e cólon sigmóide.

         O presente estudo encontrou numerosas associações entre disfunção somática e achados endoscópicos anormais.

         Futuras investigações devem incluir mais participantes para garantir um maior número de achados endoscópicos normais e limitar o exame físico para elementos de disfunção somática com um alto grau de variabilidade entre as vértebras dentro de um participante individual e entre os participantes, como anormalidades densidade e textura do tecido.

         Ou seja, estamos no caminho....

Bibliografia


Snider KTSchneider RPSnider EJDanto JBLehnardt CWNgo CSJohnson JCSheneman TACorrelation of Somatic Dysfunction With Gastrointestinal Endoscopic Findings: An Observational Study. J Am Osteopath Assoc. 2016 Jun 1;116(6):358-69. doi: 10.7556/jaoa.2016.076.





Por Leonardo Nascimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate