Effectiveness of direct vs indirect technique myofascial release in the management of tension- type headache
M.S. Ajimsha, MPT (Neuro), ADMFT, PhD (Physiotherapy)
a,b,* a Myofascial Therapy and Research Foundation, India
b School of Physiotherapy, AIMST University, 08100 Bedong, Kedah, Malaysia
Received 27 July 2010; received in revised form 18 January 2011; accepted 18 January 2011

Resumo: Cefaléia do tipo tensional (CTT) é essencialmente definida como cefaléia bilateral de uma qualidade de prensagem ou aperto sem causa médica conhecida. Liberação miofascial (MFR) está atualmente a ser aplicada para os pacientes com cefaléia do tipo tensional, mas a sua eficácia não foi formalmente avaliada.

Objetivo: investigar se a técnica direta liberação miofascial (DT-MFR) reduz a freqüência de dor de cabeça de forma mais eficaz do que a técnica indireta liberação miofascial (MFR IDT-) em comparação com um grupo controle recebendo carícias suaves lento.

Desenho: Estudo randomizado, controlado, monocego com uma única intervenção.

Ambiente: A asa clínico de terapia miofascial e Research Foundation, Kerala, na Índia. Participantes: 63 pacientes com episódica ou crônica cefaléia do tipo tensional.

Intervenções: DT-MFR, IDT-MFR ou controle. As técnicas foram administradas por profissionais de liberação miofascial certificadas e consistiu em 24 sessões por paciente ao longo de 12 semanas.

Principal medida de desfecho: Diferença em número de dias com dor de cabeça entre Weeks 1E4 (ou seja, 4 semanas antes do início da intervenção) e Weeks 17e20, após 12 semanas de intervenção entre Weeks 5 e16 como registrado pelos participantes nos diários de dor de cabeça.

Resultados: O número de dias com dor de cabeça por quatro semanas diminuiu 7,1 (2,6) [média (DP)] dias no grupo DT-MFR em comparação com 6.7 (1.8) dias no grupo IDT-MFR e 1,6 (0,5) dias de o grupo controle, (P <0,001). Os pacientes do Grupo DT-MFR, IDT-MFR Group e Grupo Controle relataram a 59,2%, 54% e 13,3% de redução em sua freqüência dor de cabeça em semanas 17e20 comparada com a de Weeks 1E4.

Conclusões: Este estudo fornece evidências de que a técnica direta ou indireta Técnica Myofas- lançamento oficial é mais eficaz do que a intervenção controle de tensão dor de cabeça.

Um forte abraço

Bons estudos.

Fellipe Amatuzzi Teixeira, Ft, Msc, D.O.
Fisioterapeuta
Osteopata pela Escuela de Osteopatia de Madrid - EOM
Especialista em Osteopatia - UCB/RJ
Member of Scientific European Federation Osteopaths - SEFO
Mestre em Educação Física - UCB/DF
Doutorando em Ciências e Tecnologias em Saúde - FCE/UnB

CURRICULUM LATTES 

Prof Fellipe Amatuzzi é osteopata DO pela EOM e professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília
É um interessado em estudos relacionando a Osteopatia e o Sistema Nervoso Autonômico por meio da Variabilidade da Frequência Cardíaca




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA REGIONAL

Nervo vertebral

Argumentos a favor e contra o movimento da sinostose esfeno-occipital: Promover o debate